auto-estima

Autoestima: como melhorar?

As mulheres são as mais afetadas com a baixa autoestima, principalmente na adolescência, e acabam afetando diversas áreas da vida devido a falta de confiança em suas próprias habilidades na vida pessoal ou profissional. As pessoas com a autoestima baixa são inseguras em relação a elas mesmas, sofrem com a falta de autoconfiança, costuma esconder seu sentimentos verdadeiros, tem medo de mudanças, não valoriza as próprias conquistas, tem dificuldades em se perdoar perante os fracassos, entre outros conflitos. O nível de autoestima pode ser medido de acordo com o que a pessoa enxerga de si mesma. Por isso podemos dizer que uma pessoa que se olha no espelho e vê em si mesma diversas qualidades é um sinal que existe amor próprio e a autoestima está muito boa. Já as pessoas com a autoestima baixa não gostam do que vê e consegue apontar vários defeitos tanto no físico quanto na personalidade. A autoestima baixa causa diversas frustrações, desânimos e tristeza que comprometem nossa vida dentro do ambiente de trabalho impedindo nosso crescimento como profissional, nos impede de conhecer pessoas novas que podem valer a pena e pode prejudicar relações amorosas. Por todos esses motivos é importante se esforçar para melhorar a autoestima e aprender a ter amor próprio, assim conseguirá tirar proveito de suas qualidades e usá-las a seu favor.

auto-estima

Aceite quem você é

Querer mudar o corte ou a cor dos cabelo, a cor das unhas, realizar tratamentos de beleza para melhorar a aparência e reparar algumas imperfeições é totalmente normal. Querer mudar alguma mania que te atrapalha em alguns momentos é muito natural, afinal sempre temos que evoluir como pessoas. Mas é preciso ter a consciência que nem tudo pode ser resolvido de um dia para o outro e pode levar algum tempo para mudar, mas nem tudo pode ser modificado. O ideal é investir em tudo que te faz bem e esquecer os medos.

Lembre-se do lado bom da vida

Ao invés de sempre se lembrar de seus defeitos ou dos problemas, lembre-se das suas conquistas e de tudo que te faz bem. Relembre as lições que já teve na vida e como se saiu bem nelas, lembre-se dos amigos que ganhou e de como eles te fazem sentir bem, dos familiares que se preocupam e apoiam suas decisões ou as vitórias que alcançou mesmo se sejam pequenas. Todas as coisas boas que aconteceram em sua vida foi causado pelas suas atitudes, ou seja, você mesmo  tornou tudo isso possível.

Dedique-se ao que gosta de fazer

Busque ocupar o seu tempo com coisas que gosta de fazer, como um esporte, um passatempo que te deixe mais feliz ou um curso para aprender algum instrumento. Nos divertir realizando coisas que gostamos nos torna mais leves e confiantes com os bons resultados que alcançamos. Isso nos fortalece e nos torna mais resistentes para lutar pelos nossos objetivos.

Outras dicas essenciais para aumentar a estima

  • Aproxime-se de pessoas que te faça bem e afaste-se das que te colocam para baixo.
  • Enfrente desafios e aprenda a correr o risco de tomar decisões erradas.
  • Não fique se comparando com ninguém. Cada pessoa possuí seus defeitos e qualidades.
  • Não se importe tanto com a decisão dos outros. Cada um tem um ponto de vista e não podemos agradar a todos.
  • Se divirta com os próprios micos e bobagens que faz.
  • Se recompense quando conquistar algo.
  • Corra atrás de seus objetivos e mantenha o foco no que te faz feliz.

 

auto-estima

 

 

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário aqui embaixo e cadastre seu e-mail na barra lateral da página do blog e receba nossas dicas.

 

Post Author: Cláudia Cristina